Cuidados com o botox falsificado: saiba como identificar e evitar riscos à sua saúde

Você já ouviu falar em toxina botulínica? Talvez você conheça esse produto pelo nome comercial mais famoso: botox. Ele é usado para fins estéticos, como suavizar rugas e linhas de expressão, mas também para fins terapêuticos, como tratar dores de cabeça, espasmos musculares e hiperidrose (suor excessivo).

Mas você sabia que nem todo botox é seguro e confiável? A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta sobre a falsificação de dois medicamentos de toxina botulínica: o Botox 100U, lote C7654C3F, e o Dysport 300U, lote L25049. Esses produtos falsos podem trazer sérios riscos à sua saúde, como reações alérgicas, infecções, paralisia muscular e até mesmo morte.

Indice:

Mas como saber se o botox que você está usando é original ou falsificado?

Existem algumas diferenças na embalagem, no rótulo, na bula e no frasco que podem ajudar você a identificar o produto adulterado. Veja alguns exemplos:

  • O produto original possui um selo na embalagem secundária, que não está presente no produto falsificado.
  • A letra “c” em uma das faces da embalagem secundária é diferente no produto falsificado. Há diferença na descrição da palavra “qualidade” e na logomarca da empresa sob a tinta reativa (“raspe aqui com metal”).
  • A cor do rótulo e o tipo da letra utilizados na embalagem primária (frasco-ampola) do produto original são diferentes do falsificado. No produto original há um número do material de embalagem da tampa, que está ausente no produto falsificado.
  • O material da bula, o tipo de letra utilizada e a forma de dobrar a bula no produto falsificado são diferentes do produto original. Além disso, há um asterisco (*) após o termo “toxina botulínica A” no produto falsificado, que não existe no produto original.
  • A parte interna da embalagem secundária do produto falsificado apresenta diferenças em relação ao original. A cor da impressão do número de lote na tampa do produto falsificado é diferente do original. No produto falsificado o número de lote da tampa é diferente do descrito no rótulo.

Para ver mais detalhes e fotos comparativas entre o produto original e o falsificado, você pode clicar nos links abaixo, que vão te levar para o site da Anvisa ou para o site da Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda., a empresa detentora do registro do medicamento Botox.

Conclusão

Se você tiver alguma dúvida sobre a autenticidade do produto que você está usando, entre em contato com a empresa responsável ou com a Anvisa, pelos seus canais de atendimento. Não arrisque a sua saúde e a sua beleza com produtos falsificados. Procure sempre um profissional de saúde qualificado e habilitado para realizar o procedimento com segurança e eficácia.

Espero que você tenha gostado dessa postagem e que ela tenha sido útil para você. Se você quiser saber mais sobre saúde, estética e bem-estar, continue acompanhando o nosso blog. Deixe o seu comentário, compartilhe com os seus amigos e não se esqueça de clicar no botão abaixo para marcar a sua consulta com um dos nossos especialistas. Até a próxima!

Espero que você tenha gostado dessa postagem e que ela tenha sido útil para você. Se você quiser saber mais sobre saúde, estética e bem-estar, continue acompanhando o nosso blog. Deixe o seu comentário, compartilhe com os seus amigos e não se esqueça de clicar no botão abaixo para marcar a sua consulta com um dos especialistas da Clínica Saúde! Lá você encontra ajuda profissional de qualidade para aliviar sua dor, seja ela onde for. Até a próxima! 😊

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *